ENACT

132 horas QUANDO

27/06 a 22/08

(SEG, QUA e SEX das 19h às 23h + 4 sábados das 9h às 17h)

Acompanhamento por experts do mercado durante o curso 50% de desconto para que o seu sócio faça o curso junto com você MATRICULE-SE!

“PARE DE SALVAR O MUNDO, COMECE A REINVENTÁ-LO.”
– Richard Branson

O ENACT É UM PROGRAMA PARA PENSADORES REBELDES, LÍDERES QUE PENSAM NO FUTURO DE SEUS NEGÓCIOS E EMPREENDEDORES QUE PENSAM NOS NEGÓCIOS DO AMANHÃ.

ENACT significa ENABLING ACTION for better futures. O programa não é um espaço onde se acha todas as respostas, mas sim um lugar para construí-las.

Se você quer criar e validar as próximas ideias de negócios que vão mudar o mundo e desafiar os paradigmas modernos esse programa é para você! Com o suporte de uma equipe que é obcecada por criar negócios que ajudem a construir um mundo novo e melhor, o ENACT é um curso de mais de 130 horas voltado para intra-empreendedores, empreendedores e inovadores que buscam entender o mundo dos negócios atual e levar sua visão para o próximo nível. Estamos buscando pessoas que querem encontrar novas formas de gerar valor e impacto na sociedade e que vejam nos seus negócios a tradução do seu propósito.

ENACT

PARA QUEM É O ENACT:

– Para quem é rebelde o bastante para criar os negócios do futuro. Ambiciona desenvolver modelos de negócios que combinam lucro, impacto positivo e transformação social, e tem interesse em adotar o pensamento ecossistêmico alinhado com seu propósito de vida;

– Para intra-empreendedores e empreendedores que querem se capacitar para usar as metodologias mais modernas e eficientes do mercado para criação e prototipagem rápida de negócios;

– Para quem quer desenvolver um novo modelo mental empreendedor, focado na capacidade de execução com embasamento teórico e prático;

– Para quem quer desenvolver o pensamento estratégico para identificação de oportunidades de negócios que resolvam problemas reais e a criação de novos mercados;

– Para quem quer compreender as grandes tendências de negócios que estão moldando o mundo e gerando novas oportunidades e desafios para empresas e pessoas;

– Para quem quer saber como atuar nesse cenário e criar os próximos negócios, produtos e serviços que vão mudar o mundo;

– Para quem quer desenvolver um novo modelo mental empreendedor, focado na capacidade de execução e visão estratégica, com embasamento teórico e prático;

– Para quem quer criar negócios que resolvam problemas reais e criem novos mercados;
– Para quem busca uma visão transgressora e futurista relacionada a negócios;
– Para quem quer compreender as grandes tendências de negócios que estão moldando o mundo e criar os próximos negócios, produtos e serviços que vão mudar o mundo;
– Para quem quer desenvolver um pensamento ecossistêmico, inovador e sustentável ligado a um propósito pessoal ou empresarial com objetivo de gerar mudança e impacto no mundo;

PROGRAMA

Nosso modelo de aprendizagem se baseia em: 30% Inspiração e 70% Transpiração

ENACT

Na etapa de INSPIRAÇÃO o participante irá viver e inspirar o novo mundo partindo dos 4 pilares do programa:

Pensamento ecossistêmico: pensar de maneira ecossistêmica irá inspirá-lo a enxergar o mundo de forma integrada e conectada. Para nós, todo desafio é uma oportunidade, por isso enxergar os problemas de maneira sistêmica nos ajuda a resolvê-los de forma mais efetiva e sustentável. Nosso objetivo é criar negócios que realmente RESOLVAM o problema, não que vivam dele.

Sustentabilidade econômica: As novas tecnologias nos permitiram gerar modelos de negócios antes impensados. Com a rede cada vez mais poderosa um negócio antes desconhecido pode crescer exponencialmente em muito pouco tempo e transformar o seu contexto. Inovar na forma como o seu negócio captura valor combinando criatividade e tecnologias emergentes é, sem dúvida, um dos principais pilares para quem quer gerar impacto com seu negócio nos dias atuais. Nós nos apropriamos e hackeamos técnicas e ferramentas para aplicá-las a favor do seu negócio e destravar toda sua capacidade criativa, estratégica e de execução.

Empoderamento criativo: Criatividade é para todo mundo. Iremos explorar o potencial criativo de cada participante para gerar os negócios do futuro, seja na forma como se gera valor ao resolver um determinado problema ou como se captura valor através dos mais atuais e inovadores modelos de negócios (e de receita).

Consciência de propósito: Um negócio sem propósito está fadado a cumprir pena de morte! Propósito gera prosperidade. Propósito não é o que você faz, nem o como, mas sim o porquê você faz o que você faz e o porquê você quer desenvolver este negócio. Descobrir e desenvolver o seu propósito é essencial para prosperar e se manter firme quando as dificuldades surgirem no desenvolvimento do negócio.

Na segunda etapa, na etapa de TRANSPIRAÇÃO, é hora de realmente fazer o negócio acontecer! É hora de colocar a mão na massa e ver sua ideia tomar corpo.

Com o seu propósito definido, cada participante ou grupo irá criar uma nova proposta de valor de onde seu novo negócio irá emergir. O desenvolvimento do novo negócio passa pelos mesmos pilares de pensamento ecossistêmico, sustentabilidade econômica e empoderamento criativo, mas agora vamos dar as ferramentas necessárias para que ele surja como um negócio do futuro. Além disso vamos conectá-lo com um mundo de oportunidades e de formas de pensar para fazer isso acontecer de verdade.

Acreditamos que os negócios podem transformar o mundo, basta desenvolvê-lo com resiliência e criatividade e geri-lo com este objetivo. Negócios normais não nos interessam, tão pouco negócios tradicionais. Iremos desenvolver negócios EXCEPCIONAIS, pois o mundo precisa de ousadia para ser transformado.

Durante o programa cada participante irá idear e prototipar diversos aspectos de um negócio do futuro (hipótese, problema, cliente, mercado, produto, crescimento), passando por uma feira aberta com possíveis clientes e, ao final, passando por uma seleção para uma banca de empreendedores, experts de mercado, desenvolvedores, investidores e inovadores para a prova de fogo.

NOSSOS ALUNOS

Veja como o ENACT – Negócios do Futuro influenciou os projetos de alguns de nossos alunos

CRONOGRAMA


Início das aulas:
27 de junho de 2016

Encerramento: 22 de agosto de 2016

Duração: 9 semanas

Aulas: Segundas, Quartas e Sextas das 19h00 às 23h00 + 4 sábados das 9h às 17h

Carga Horária: 132 horas

Baixe o cronograma completo!
PROFESSORES

André Nery

Coordenador

É gerente de produtos no Grupo Echos, coordenador do curso ENACT – Negócios do Futuro, da Escola de Design Thinking e co-fundador no Panela.me. Atuou como estrategista de marketing no Google; gerente de produto na Acxiom Corporation; Analista Sênior de rentabilização na Oi SA e no mercado de turismo (Marsans Viajes e Hotel Fasano). Também é professor do curso Business Design na Escola Design Thinking e mestrando em inteligência coletiva (PUC-SP), com foco em criação de negócios e produtos em rede.

Pós-graduado em marketing (Ibmec) também tem certificação em gestão de projetos ágeis (ScrumMaster – K21) e cursos na área de gestão de marketing digital (Internet Innovation), técnicas de vendas (FGV) e Design Thinking (ESPM). Também é mentor da empresa Jr. da UERJ (Iniciativa Jr). Palestrou em eventos como Campus Party, encontro mineiro de empresas Jrs. e nas faculdades Anhembi Morumbi, UVA e UERJ. Alguns artigos publicados sobre inovação, empreendedorismo e cultura em geral no Flowmakers, Ashoka Changemakers, Ponto de Referência e Comunicare Consultoria.

Heider Berlink

Co-coordenador

Engenheiro Eletricista e Mestre em Smart Grids (Redes Inteligentes de Energia) pela USP. É especialista em Inteligência Artificial, com foco na aplicação em sistemas inteligentes de suporte à tomada de decisão. Empreende no setor de energia nas áreas de microgeração solar distribuída e eficiência energética, com foco na aplicação em Smart Cities e Smart Homes. Foi fundador e diretor técnico da Smart Solar, além de ter atuado em projetos de pesquisa e desenvolvimento na AES Eletropaulo. Tem larga experiência em gestão de projetos, com atuação em empresas como Coelba, Chemtech e Braskem.

É CEO e co-fundador do Pague Verde, programa de benefícios para usuários que querem reduzir o consumo de energia. Atua também como consultor de inovação e modelagem de negócios e como pesquisador de novas tecnologias e novos modelos de negócios para o mercado de energia elétrica.

Andre Tanesi

Professor Convidado

André Tanesi é publicitário e sócio fundador da Descola, uma plataforma online de cursos livres sobre negócios, criatividade e tecnologia. Junto à Descola participou de programas de aceleração como o SEED, em Belo Horizonte e o Lisbon Challenge em Lisboa. Atua também como mentor em Startup Weekends e dá palestras sobre inovação e empreendedorismo.

Juliana Glasser

Professora Convidada

Desde a infância se interessou em saber como as coisas funcionam. Ainda na adolescência iniciou sua busca ao cursar o técnico em Eletrônica no tradicional Liceu de Artes e Oficios de São Paulo. Mais tarde se formou bacharel em Sistemas de Informação pelo Senac/SP e iniciou sua carreira trabalhando com sistemas eletrônicos para equipamentos médicos hospitalares. Posteriormente ingressou na área de software em um centro de inovação da Microsoft, onde teve reconhecimento através do desenvolvimento de um software que foi finalista da ImagineCUP, uma tradicional competição da empresa de reconhecimento mundial.

Trabalhou durante alguns anos desenvolvendo sistemas para o mercado financeiro, mas depois de um período percebeu que necessitava de um propósito maior.

Foi assim que, em 2013, junto com o amigo de infância Marcelo Bidoli fundou a Carambola, empresa que tem dois grandes objetivos: reconhecer e tratar as pessoas como pessoas, além de trabalhar com tecnologia voltada para entrega de resultados.

É co-fundadora da Infoprice, empresa focada em inteligência e pesquisa de preços para o varejo e a indústria onde atua como CTO.

Lala Deheinzelin

Professora Convidada

Futurista, com foco em futuros desejáveis e como concretizá-los, é uma das pioneiras da economia criativa no Brasil. Por ser “comista”, criando metodologias próprias, é reconhecida e trabalha em quatro continentes. Foi recentemente indicada pela principal organização global que trabalha com Economia e Sociedades Colaborativas, a P2P Foundation, como uma das 100 Mulheres no mundo que estão Co–Criando a Sociedade Colaborativa.

É criadora do movimento internacional Crie Futuros e coordenadora da primeira pós-graduação em Economia Criativa e Colaborativa, pela ESPM Sul. Uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC, parte do Millenium Project das Nações Unidas. Assessora Sênior da Special Unit On South-South Cooperation, ONU, de 2005/2011. Membro do Conselho da Virada Sustentável, Institute for Blockchain Studies e Instituto Nacional de Moda e Design.

Luiz Felipe Barros

Professor Convidado

Luiz Felipe é Diretor Geral do Viber no Brasil, Presidente do Comitê de Ad Tech & Data do IAB Brasil e participa como Membro do Conselho de empresas da área de tecnologia e publicidade.

Com mais de 10 anos de experiência, foi Head de Digital e Estratégia Integrada da FCB Brasil (Interpublic Group), Diretor de Planejamento da F.biz (WPP Group) para América Latina e Head de Consultoria e Digital da Acxiom – líder global em Big Data e Data Analytics.
Luiz Felipe é graduado em Comunicação Social pela PUC-Rio e pós-graduado pela ESPM, com cursos de extensão pela Miami Ad School, The Baron Group e Dale Carnegie.

Gil Giardelli

Professor Convidado

Gil Giardelli é um estudioso de Cultura Digital, com 16 anos de experiência. Web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação.

É professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR. Conferencista em centenas de eventos como TEDx, EducaRede, RioInfo, The Economist Insights em empresas e instituições como Apple, Nestle, SEBRAE, Grupo Globo, Google, Bradesco, Itaú, VIVO e como speaker note em Chicago, Manchester, Londres, Madri, Ruanda, Buenos Aires, Santiago, Punta Cana entre outras.
Fundador da Gaia Creative, 5era, Semantix e Humanoide Brasil e autor do Livro “Você é o que você compartilha”

Estudou Radical Innovation e Social Data no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Mass Communication na King’s College London, Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e Desenho Industrial na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Eleito pela Revista Social Media Marketing como o 11º mais influente,4º mais inovador da Indústria Digital pela revista Meio&Mensagem e um dos 5 proessores mais inovadores do Brasil pela Revista Proxxima.

Conselheiro do Comitê de Inovação, Criatividade e Economia Criativa da FECOMERCIO, da ACM/YMCA, do Clube de Autores – ganhador do prêmio de empreendedorismo mais inovador do mundo na Feira do Livro de Londres e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Fundador da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, ABEMAIL, IAB, Abradi e Apadi, MMBrasil e do Comitê Digital da ABEMD.

Pedro Waengertner

Professor Convidado

Pedro Waengertner é sócio fundador da Aceleratech, uma aceleradora de empresas que investe em projetos iniciais no mercado digital e está classificada como a melhor do país. Empreendedor serial, investidor anjo e incentivador do ecossistema empreendedor do país, Pedro é Presidente da ABRAII (Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento). Possui mais de 15 anos de experiência nos temas Marketing e Comunicação Digital e empreendedorismo 2.0 em diversos projetos de grande porte no Brasil e Exterior. Palestrante, aborda temas envolvendo marketing e empreendedorismo, tendo palestrado nacional e internacionalmente em eventos como SXSW, ProXXIma e HSM Expo Management.

Nagib Nassif Filho

Professor Convidado

Com duas décadas de experiência no mercado digital, fundou a Bolha em 2010 movido pela vontade de mudar as coisas através da transformação de tudo que esta a nossa volta, misturando o fisico com o digital, o hardware com o software e principalmente trocando a publicidade convencional pela criação de experiências interativas.

Cesar Y. Matsumoto

Professor Convidado

Cesar é professor da Escola Design Thinking e da Escola de Diálogo de São Paulo. É consultor e facilitador em inovação social e desenvolvimento humano. Formado em Administração Pública pela FGV-EAESP. Tem formações em Teoria U, Design Thinking, Psicodrama, Biopsicologia, Art of Hosting, entre outros temas ligados ao desenvolvimento humano e social.

William Spiga

Professor Convidado

É formado em Design de Produto com especialização em Design para Sustentabilidade. Tem experiência atuando como designer de produtos em diversos estúdios.
Hoje atua como Service Designer no Itaú Unibanco, trabalhando principalmente com desafios multistakeholder envolvendo co-criação.

FACILITADORES

Bruna Amancio

Facilitadora

Helio Salema

Facilitador

Rodrigo Franco

Facilitador

Pedro Gonçalves

Facilitador

ÁREAS DE TRABALHO


Mapeamos várias áreas relevantes e pessoas com grande domínio sobre esses assuntos da nossa rede que ajudam os nossos alunos durante e após o curso no desenvolvimento de seus negócios do futuro. A eles damos o nome de experts!

Os experts estão presentes em algumas aulas do ENACT e se disponibilizam para mentorias online ou presenciais para ajudar você a tirar as suas ideias do papel! Conheça essa turma:

Xpert no ato de empreender – com Luana Pace e Inui

O xpert em empreender é aquele emprendedor nato. Ele não precisa ter uma formação específica em uma área ou outra mas precisa ser extremamente pró-ativo, ter capacidade de aprender ao longo do processo, alta capacidade de execução, ser resiliente, estratégico e determinado.

Luana Pace

Xpert

Inui

Xpert

Xpert em Design | UX – Renato Lotfi

O xpert em Design e UX é aquele que tem experiência no desenvolvimento de interações realmente intuitivas para o usuário. Ele também é O cara do design de experiência, consegue engajar o usuário usando diversas ferramentas (web ou não) e mapear a experiência que está sendo criada.

Renato Lotfi

Xpert

Expert em desenvolvimento web – Paulo Otávio e Weldys Santos

O xpert em desenvolvimento é aquele que tem experiência no desenvolvimento web, desenvolvimento de softwares e aplicativos para diversas plataformas. Além do conhecimento técnico ele também tem conhecimento de mercado e usa a programação para resolver problemas complexos de maneira simples.

Paulo Otávio

Xpert

Weldys Santos

Xpert

Expert em empreendedorismo social (foco em rede) – João Lobato

O xpert em empreendedorismo social tem uma grande experiência em ações que geram impacto positivos para a sociedade e também geram lucros para aqueles que estão envolvidos. Esse xpert também tem grandes conexões com o mercado para ajudar a abrir portas para os empreendedores sociais.

João Lobato

Xpert

Expert em inteligência de mercado – João Silva

O xpert em inteligência de mercado consegue mapear tendências baseado em comportamentos do mercado e do consumidor. Além do conhecimento técnico e numérico sobre mercados ele sabe avaliar o potencial de retorno financeiro de um negócio e propor alterações que o tornem mais relevante e com maior possibilidade de retorno financeiro.

João Silva

Xpert

Xpert em comportamento humano – Sara Matos

O Xpert em comportamento humano tem a habilidade de compreender e desmistificar as emoções que lidamos durante a jornada de empreendedorismo. Seu foco é o ser humano por trás da empresa, estudando e compreendendo os aspectos emocionais do empreendedorismo como empatia, resiliência, auto-estima, otimismo, dentre outros, além de dar suporte e facilitar o auto-aprimoramento para que essa jornada seja saudável, empoderadora e com bons resultados.

Sara Matos

Xpert

INVESTIMENTO


Inscrição até 30/03: 10x R$690,00
ÚLTIMA CHANCE: até 19/04: 10x R$730,00

*Desconto de 5% no valor do curso no pagamento à vista

Formas de pagamento:
– Boleto bancário a vista
– Cartão de crédito
– Mensalidade recorrente no cartão de crédito

INSCRIÇÃO

Crie e valide as próximas ideias de negócios que vão mudar o mundo e desafiar os paradigmas modernos.

O ENACT é um curso de mais de 140 horas voltado para intra-empreendedores, empreendedores e inovadores que buscam entender o mundo dos negócios atual e querem encontrar novas formas de atuar e gerar impacto na sociedade.

EMPRESAS PARCEIRAS